Pintura dos muros da escola João dos Santos
Neste dia foi também colocada uma antena no Jardim de Infância para as crianças poderem ver televisão.
Projecto oporTUnidades chegou à escola E.B. 2/3 de Marvila.
Este projecto assenta na promoção da saúde mental e na prevenção de fenómenos de exclusão social (insucesso escolar, abandono escolar, absentismo escolar, marginalização, entre outros), de comportamentos de risco e no investimento na reabilitação e inserção social, junto de crianças e adolescentes, respectivas famílias envolvendo a restante comunidade escolar pertencente à Escola E.B. 2/3 de Marvila.
- Obter uma visão global sobre a saúde mental dos jovens e respectivas famílias, neste estabelecimento de ensino.
- Delinear, implementar e avaliar um programa de promoção-prevenção da saúde mental familiar nas escolas, visando a criação de um Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, entendido enquanto estrutura de acompanhamento psicológico e de reabilitação e inserção social.
- Prevenir comportamentos de risco e promover saúde mental, em colaboração com todos os intervenientes da Comunidade Educativa (Pais, Encarregados de Educação, Agentes Tutelares, Professores, Auxiliares de Educação e outros profissionais).
- Prevenir rupturas sociais que possam levar ao absentismo e insucesso escolar bem como à marginalização e à delinquência, fomentando, assim, uma escola activa e de sucesso.
No dia 27 deste mês vão tomar posse os delegados de turma, representantes dos alunos, de acordo com as eleições efectuadas nas respectivas turmas.
Têm chegado até nós informações de algumas situações irregulares sobre alunos que depois de eleitos estão a ser retirados do cargo pelos directores de turma.
Já foi pedido um pedido de esclarecimento por escrito, através dos pais representados no conselho geral transitório.
Esperamos que estas irregularidades sejam corrigidas, que o regulamento interno seja respeitado, para no próximo dia 27 de Novembro tomarem posse os Delegados devidamente eleitos pelos seus colegas.
Estou confuso, muito confuso mesmo, mas sobretudo estou perplexo e muito preocupado e penso que todos os pais e encarregados de educação devem estar atentos ao que se está passar na nossa escola.
Quando pensei em escrever este artigo, o meu objectivo era dar os meus parabéns ao conselho executivo, em especial à Prof. Teresa Loureiro, por ter tido a coragem de comunicar publicamente os resultados do inquérito feito sobre TIC a todos os professores da escola, e demonstrar minha preocupação faces às respostas dadas pelos docentes.
Hoje dia 7 de Novembro, ao consultar novamente o site do agrupamento, esta notícia com o título de “O perfil do docente”, já não se encontra on-line. A minha confusão prende-se em, como pai, perceber o que é mais preocupante nesta situação, se será a posição pouco responsável que alguns docentes tomaram no preenchimento de um instrumento sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação, ou por outro lado, perceber o que leva ao conselho executivo colocar esta informação num dia e retira-la logo de seguida.
De qualquer forma, ambas as situações são preocupantes e mostram que na nossa escola algo não vai bem.
Em relação aos professores que não levaram muito a sério este questionário, acho que perderam uma oportunidade para demonstrarem as suas dificuldades nesta área e poderem efectuar sugestões construtivas para o melhor desempenho das suas funções. Com este tipo de atitudes será difícil demonstrarem as suas preocupações e como pai espero que nas restantes actividades as coisas sejam feitas com “um pouco” mais de responsabilidade.
Em relação à colocação e retirada da notícia do site do agrupamento, gostaria de referir que por um lado percebo as agitações que notícias como esta provocam no seio da escola, mas por outro, não entendo essas mesmas pressões, quem não deve não teme, se 35% dos professores não responderam e dois professores perderam o seu tempo a brincarem com o inquérito, houve 65%, menos dois, que de uma forma muito positiva, e que se calhar levam a escola mais a sério, preencheram esse mesmo questionário. Por isso, do meu ponto de vista, acho que estes mereciam esse reconhecimento, voltando a colocar a notícia e acrescentando os resultados e sugestões levantadas pelos mesmos.
Finalmente, uma palavra de apreço para o professor que coordenou e compilou os inquéritos.
A transparência deve ser um elemento importante para a criação de um melhor ambiente escolar entre todos os intervenientes no processo educativo dos nossos educandos.
Na reunião do dia 5 de Novembro de 2008 do CGT (Conselho Geral Transitório), a professora Isabel Graça foi eleita presidente deste órgão, quero felicita-la por esse facto e desejar desde já um bom trabalho para as actividades que se avizinham.
Aos pais, encarregados de educação e aos restantes membros da comunidade educativa, pede-se toda a colaboração possível para ajudar a construir um melhor ambiente escolar para os nossos educandos.
© Blogger template Psi by Ourblogtemplates.com 2008
Back to TOP